Galeria de fotos

 

 

Biblioteca Ambulante

 

 

A Biblioteca Ambulante surgiu sob iniciativa do professor José Ferreira da Silva, ex-diretor da Fundação Cultural de Blumenau (antiga Fundação “ Casa Dr. Blumenau “), com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e propiciar momentos de lazer.

As atividades foram iniciadas em julho de 1977, sendo pioneira em Santa Catarina e, utilizando-se de uma Kombi, passou a circular pelo interior do município levando literatura para dezessete escolas isoladas.

A partir de 2007, a Biblioteca Ambulante amplia de 2 para 3 os dias das visitas. Uma das novidades é a leitura de histórias infantis nas escolas multisseriadas, além de literatura para empréstimo, que vem sendo realizada desde 1977.

Em 2008 a Sociedade de Amigos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e VisaNet assinaram convênio para revitalização da Biblioteca Ambulante com a liberação dos recursos, da ordem de R$ 118 mil. Os recursos envolveram investimentos em literatura infantil de qualidade, um veículo próprio (Kombi adaptada para essa finalidade), oferecimento de oficinas de pesquisa escolar nas instituições atendidas e atividades de incentivo à leitura.

A Biblioteca Ambulante foi um dos 9 projetos patrocinados pela VisaNet em todo o país e isso mostra seu grande potencial,no ano de 2001 a Biblioteca Ambulante recebeu Menção Honrosa da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura), no ano de 2013 foi finalista do Prêmio RBS de Educação e em 2015 recebeu o “Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura “ da FUNCULTURAL/ Fundação Catarinense de Cultura.

 

 

Como Funciona:

Uma vez ao mês, a Biblioteca Ambulante visita escolas multisseriadas e o Lar Elsbeth Koehler, oferecendo o serviço de empréstimo de livros diversos (literatura infantil, infanto-juvenil e adulta, entre outros – conforme as demandas de informação do público atendido). Além disso, uma atividade de leitura ou contação de histórias é realizada, juntamente com uma ação de educação patrimonial desenvolvida em parceria com o Museu da Família Colonial.

Cada leitor faz o empréstimo de obras literárias por 30 dias e, nesse período, pode efetuar a troca entre seus colegas. No mês seguinte a Biblioteca Ambulante retorna, recolhendo os livros e renovando os empréstimos. Além disso, os professores dessas escolas multisseriadas promovem trabalhos com os livros (leitura de histórias, redações etc).

Em seus 39 anos, essa iniciativa consolida-se como um Programa de Extensão da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller de Blumenau. Nesse período proporcionou o acesso à leitura para mais de 35 mil crianças que passaram pelas escolas multisseriadas. Todas essas escolas possuem a característica de localizarem-se em regiões distantes do Centro, especialmente composta por filhos de pequenos agricultores. Além de cerca de 5 mil adultos compostos em sua maioria por idosos do Lar Elsbeth Koehler.

 

 

 

Unidades atendidas

Escola Isolada Municipal Alves Ramos – Itoupava Central

Escola Isolada Municipal Alvino Dorow – Bairro Fortaleza

Escola Isolada Municipal Erich Klabunde – Vila Itoupava

Escola Isolada Municipal Margarida Freygang – Bairro Progresso

Escola Isolada Municipal Orestes Guimarães – Bairro Velha Grande

Escola Isolada Municipal Professora Ella Schwanke Eichstaedt – Bairro Itoupava Central

Escola Isolada Municipal Carlos Manske – Vila Itoupava

Escola Isolada Municipal Willy Müller – Vila Itoupava

Escola Isolada Municipal Frederico Sievert – Vila Itoupava

Escola Isolada Municipal Dr. Blumenau – Bairro Itoupava Central

Escola Isolada Municipal Capitão Euclides de Castro – Bairro Jordão

Lar Elsbeth Koehler – Bairro Jardim Blumenau